Zumbi dos Palmares e Quilombo dos Palmares: A história

Advertisemen
É um orgulho para mim está falando sobre esse ícone mundial no que se trata de luta e perseverança naquilo que ele acredita, e que ele sabe que é o certo. Por coincidência sou de União dos Palmares no estado de Alagoas, isso mesmo, mesmo Estado e Município que eternizaram Zumbi dos Palmares, descubra quem foi Zumbi dos Palmares, quais os motivos de sua luta, como iniciou-se a sua jornada entre outras coisas.


Quem foi zumbi dos palmares?

  • Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares foi um líder Quilombola do maior Quilombo do período colonial. Foi em um dos acampamentos, que por volta de 1655 nasceu Zumbi dos Palmares, que embora tenha nascido livre foi capturado quando tinha 7 anos pela expedição de Brás de Rocha Cardoso em um dos ataques das tropas ao Quilombo e foi entregue em Porto Calvo ao missionário Português Antônio Melo, que o batizou de Francisco e o ensinou os Sacramentos da Igreja Católica em Português e Latim, chegando até a ajudar os padres nas celebrações das missas. Porém, aos 15 anos de idade ele fugiu de Porto Calvo para viver no Quilombo dos Palmares que na época era liderado por Ganga Zumba, já na comunidade, deixou de ser Francisco pra ser chamado de Zumbi que significa fantasma ou espírito, mas na concepção brasileira da palavra, significa "Guerreiro".

História de zumbi dos palmares

Zumbi, teve muito destaque como estrategista e líder e era muito respeitado por ter sido educado por brancos e ainda sim não ter abandonado suas raízes, Zumbi, participou da batalha em que a expedição de Jácome Bezerra foi derrotada em 1673. No ano de 1675 o acampamento é atacado por soldados portugueses, Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro, após a batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife, 3 anos depois o Governador da Capitânia de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo dos Palmares, aproximou-se do líder do Quilombo Ganga Zumba com um oferta de paz, foi oferecida a liberdade a todos escravos fugidos se o Quilombo se submetesse a autoridade da corte portuguesa  , a proposta foi aceita pelo líder mais Zumbi rejeitou a proposta do Governador, pois não admitia a liberdade dos quilombolas enquanto os negros das fazendas continuassem a ser escravizados, revoltado com o acordo de paz em 1678, rompeu com Ganga Zumba e prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa Zumbi tornou-se o novo líder do Quilombo dos Palmares.

  • O Quilombo dos Palmares

Na época da escravidão no Brasil colonial, muitos escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras formaram uma comunidade livre, que ficou conhecida como Quilombo dos Palmares. Nos quilombos os negros viviam livres de acordo com sua cultura, produzindo tudo aquilo que era necessário para sua sobrevivência, o Quilombo dos Palmares era localizada na Serra da Barriga (como é até hoje), que atualmente faz parte do município de União dos Palmares em Alagoas.

Quilombo

A palavra "Quilombo" tinha um significado muito mais profundo, era uma forma de organização social para defesa da liberdade, a historiadora Beatriz Nascimento que foi a primeira especialista a estudar mais afundo os Quilombos para além do que dizem os textos e livros escritos pelos escravistas, ela investigou o que significa Quilombo, na época em que a palavra atravessou o oceano e chegou ao Brasil, sua pesquisa concluiu que Quilombo é um conceito que teve origem nos povos BANTUS, habitantes das Áfricas Leste e Central.

Advertisemen