Os principais acontecimentos de 2019 até o momento

Advertisemen
Quando chega as datas comemorativas de fim de ano sempre há aquelas frases tradicionais como "Que no próximo ano as coisas sejam melhores" ou até "Que seja melhor que esse ano", é comum que na virada de ano desejemos que o próximo seja mais próspero, abençoado, cheio de felicidades, enfim, que seja melhor num sentido geral.

Estamos no início de 2019 e ele já está sendo considerado por muitos o pior ano da história, vários acontecimentos catastróficos, e que levaram à morte de milhares de pessoas. Vamos ver um breve resumo sobre os principais acontecimentos que marcaram 2019 até agora.


2019

  • Massacre em Suzano


O que não faltam são especulações sobre o atentado em Suzano, alguns falam que os jovens que praticaram o crime sofriam de depressão, outros cogitam há possibilidade deles terem sofrido bullying. Suzano, aparentemente uma cidade tranquila da região metropolitana de São Paulo, teve em 13 de março desse ano a maior fatalidade da sua história, quando dois jovens entraram em uma escola e fizeram várias vítimas, inclusive a si mesmos.

Atentando na escola de Suzano

O ocorrido foi na Escola Estadual Professor Raul Brazil, os dois ex-alunos entraram na escola e mataram 5 estudantes e duas funcionárias da escola, o número total de mortos foram 10 contando com os assassinos que logo após o atentado suicidaram-se. Segundo investigações da polícia, o Massacre de Columbine foi a principal inspiração dos criminosos, que arquitetaram desde o plano até como ele seria realizado, baseando-se em um dos principais atentados dos Estados Unidos.

* Como foi o chocante atentado de Columbine 

  • O rompimento da barragem de Brumadinho


Uma das cenas mais chocantes do Brasil em 2019, foi a barragem de Brumadinho se rompendo, em 25 de Janeiro de 2019 no Estado de Minas Gerais, quando centenas de pessoas foram soterradas em um rio de lama.

  • Quando foi e como foi o rompimento da barragem

Em uma tarde de Sexta-Feira, uma barragem da mineradora Vale se rompeu, devastando hectares de matas e afetando negativamente a vida de centenas de pessoas. O rompimento da barragem causou uma enorme avalanche de lama, e toneladas de rejeitos de minero de ferro que destruíram e soterraram vilarejos, afetando as comunidades próximas do local.

rompimento da barragem em Brumadinho

O acidente aconteceu durante expediente de trabalho e segundo a empresa durante o momento que a barragem cedeu, haviam mais ou menos 300 funcionários trabalhando, assim que aconteceu o acidente a Vale acionou o corpo de bombeiros com o plano de atendimento de rompimento de barragem, para tentar salvar o máximo de pessoas possíveis, que estavam soterradas debaixo da lama. O rompimento em Brumadinho devastou milhares de KM de áreas verdes, afetando a fauna e flora da região e claro, consequentemente afetando a vida da população próxima.


  • O momento em que a barragem de Brumadinho se rompeu

Quando a barragem cedeu, formou-se um volume de lama tão grande, que a barragem que estava logo a frente não suportou e se rompeu também e acabou alastrando ainda mais a situação. Tudo ficou debaixo de lama, casas, pousadas, supermercados, escolas, restaurantes, fazendas, hospitais, foi uma verdadeira onda de lama, inclusive ferrovias e viadutos foram destruídos de forma avassaladora.

Procura por sobreviventes em Brumadinho

Há diversos vídeos na internet que mostram o momento exato do rompimento da barragem, são vídeos caseiros, até por que, ninguém esperava por essa tragédia. Veja na imagem abaixo o impressionante antes e depois do rompimento da barragem de Brumadinho.

barragem de brumadinho

  • Incêndio na Catedral de Notre-Dame


A Catedral de Notre-Dame demorou cerca de 200 anos para ser construída,  um lugar sagrado e histórico, que teve momentos que marcam à história até hoje como a coroação de Napoleão Bonaparte, beatificação de Joana d'Arc e do Rei Henrique VI, e no dia 15 de abril desse ano foi consumida pelo fogo em um piscar de olhos.

Incêndio na Igreja de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame é um dos maiores, senão o maior ponto turístico de Paris, na França. Além de símbolo histórico e cultural, não podemos deixar de lado a sua importância para a Igreja em todo o mundo, sua construção se deu inicio em 1163 e foi exclusivamente dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus.

Estrago na Catedral de Notre Dame

Felizmente não houveram vítimas no incidente, que segundo testemunhas começou por volta das 6:50 am horário de Paris, 18:50 pm horário de Brasília, por sorte o incêndio iniciou-se após o término do expediente na Catedral de Notre Dame.


  • Renovação da política brasileira


De fato ouve uma grande renovação na política brasileira atual, desde os cargos de menor influência até os mais significativos, os brasileiros fizeram um verdadeiro "pelling" nos três poderes do Brasil. E não foram apenas trocas nos cargos do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, nas empresas também houve o jogo das cadeiras, incluindo gigantes como Petrobras e Vale.

Política brasileira

Em decorrência da crise política que o Brasil vinha vivendo, nada mais justo que uma "super renovação" para tentar trazer a dignidade da bandeira novamente, e tudo começa tirando as partes podres e colocando novas no lugar. A política no Brasil hoje, ainda é questionável, devido a situações à parte que colocam em dúvida se foi uma decisão correta colocar certas pessoas no poder.

  • Mulheres na política

A política brasileira atual ainda é bastante displicente em relação à igualdade de gêneros, mesmo com o aumento do número de mulheres na nova bancada do Congresso , o número ainda é bem abaixo se comparado ao dos homens, mesmo com o aumento na quantidade de leis para aumentar a participação das mulheres na política.

Igualdade de gêneros na política
Fonte: UOL

Foram escolhidas 77 deputadas federais, contra 51 em 2014, um aumento aproximado de 50%. No Senado, a bancada com maior número de renovações (cerca de dois terços da bancada) foram eleitas sete Senadoras. Se somadas à bancada atual, elas passam a ser 12 de uma totalidade de 81 cadeiras.

Mulheres no Congresso

Advertisemen