5 curiosidades intrigantes da Primeira Guerra Mundial

Quando falamos de algo da proporção de uma guerra, logo começamos a fazer perguntas óbvias como; O que desencadeou a Primeira guerra Mundial, o que foi a Primeira Guerra Mundial ou até onde ocorreu a Primeira Grande Guerra. As nossas aulas de História teriam sido bem mais interessantes se nossos professores tivessem nos mostrado essas curiosidades intrigantes, que aconteceram na Primeira Guerra Mundial.


Curiosidades da Primeira Guerra Mundial

  • Metralhadoras e lanças foram usadas no mesmo campo de batalha

Apesar de ser conhecida como a primeira guerra moderna, a Primeira Guerra Mundial não foi assim tão moderna, o campo de batalha era uma mistura estranha e cabulosa do velho e do novo. A Alemanha por exemplo, era vista como uma grande potência no que se tratava de tecnologia na época, seu enorme exército entrou na primeira batalha liderados por uma Tropa de Choque montada à cavalos e armados com lanças, isso mesmo lanças.

Lanças usadas na Primeira Guerra Mundial

Eram lanças de aço de aproximadamente 3 metros, essas tropas eram o batalhão de frente da Alemanha e eram seguidos pelas principais unidades armadas com metralhadoras e demais tecnologias usadas na época.

  • Londres bombardeada pelos dirigíveis Alemães 

Um dos capítulos mais famosos durante a Primeira Guerra Mundial, foi o evento conhecido como "A Blitz" quando os nazistas bombardearam Londres por mais de um ano. Isso aconteceu por conta de um investimento dobrado em dirigíveis por parte dos nazistas, esses dirigíveis Alemães eram as únicas aeronaves da época capazes de bombardear através do Canal da Mancha.

Londres bombardeada por dirigíveis

Foi um verdadeiro massacre em Londres, os dirigíveis lançaram fogo na Capital Inglesa entre 1915 e 1917. Embora parecessem majestosas aeronaves de aço, eles eram basicamente gigantes sacos de gás inflamável flutuantes, mesmo assim, eles voavam a uma altitude maior do que as tecnologias Britânicas conseguiam alcançar. Algumas melhorias na artilharia anti-aérea logo os transformaram em grandes fogos de artifício, foi quando foram substituídos por bombardeiros pesados, levando sempre em consideração que o avião era uma tecnologia relativamente nova durante a Primeira Guerra Mundial.

  • Tropas Francesas foram ao Campo de Batalha de táxi

Os alemães marcharam direto para a Bélgica e o Norte da França em agosto de 1914, onde a oposição era apenas uma pequena força Britânica. As tropas Alemãs rapidamente alcançaram o rio Marguete há apenas 35 milhas do Leste de Paris, a vitória Alemã parecia eminente até que o General Joseph Gallieni fortaleceu a linha de frente dos Aliados. 

Reforços aos aliados na Primeira Guerra Mundial

O General enviou alguns reforços de táxi, aproximadamente 600 unidades foram contratadas por Joseph Gallieni. Nas 24 horas seguintes um comboio de táxis realizaram o transporte das tropas de reserva Francesas para o campo de batalha.

  • A Guerra branca dos Alpes e Avalanches assassinas

A Primeira Guerra Mundial ofereceu inúmeras maneiras para o homem conhecer dolorosamente o seu criador, como as armas químicas eram novas as histórias tendem a se concentrar muito em seus efeitos durante a guerra ignorando o fato de que a simples neve matou muito mais tropas.

Tropas na Neve - Primeira Guerra Mundial

Quando a Itália entrou de modo avassalador na guerra 1915, seu inimigo mais próximo era o Império Afro-Búlgaro ao Norte, o grande problema disso tudo era os Alpes gelados. O combate durante a chamada "Guerra Branca foi algo nunca descrito detalhadamente em um Filme de Guerra, centenas de milhares de soldados lutaram em altitudes quase impossíveis de respirar, em condições desumanas.
Estes exércitos alojados nos picos, construíram telescópios e linhas telefônicas, além de aldeias enormes exclusivamente para a luta. Em uma das montanhas, a corporação de Engenheiros Austríacos chegou a escrever uma cidade de gelo dentro da barriga de uma geleira, foi ai que então as avalanches assassinas entraram na guerra.

  • A guerra não era apenas na Europa, mas sim um conflito global

Nas nossas aulas de História, nos falam apenas de Países Europeus em guerras mundiais, mas vários países do mundo estiveram no conflito. No começo da Primeira Guerra Mundial participavam países, Europeus, Africanos e Asiáticos, foi quando a marinha Alemã afundou navios dos Estados Unidos no Atlântico, bem como no Mediterrâneo.

Entrada Americana na Primeira Guerra Mundial

Antes desse acontecimento, a Alemanha até tentou incentivar o México a invadir os Estados Unidos, mas sem sucesso. Os Franceses trouxeram tropas suplementares de suas colônias na Indoshima, atual Vietnã, bem como a Tunísia, Senegal e Sudão. A Inglaterra também chamou seus exércitos coloniais do Canadá para a Austrália e Nova Zelândia, e em meados de 1918, mesmo Costa Rica, Guatemala e Honduras se juntaram contra a Alemanha, e foi por tudo isso que a Primeira Guerra Mundial ganhou esse nome.
5 curiosidades intrigantes da Primeira Guerra Mundial 5 curiosidades intrigantes da Primeira Guerra Mundial Reviewed by André on terça-feira, abril 16, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.