5 ilusões incríveis em artes

Qualquer boa obra de arte merece um olhar mais atento, mas as ilusões nestas obras realmente premiam o telespectador que faz uma inspeção completa.

1. 'Os embaixadores', de Hans Holbein, o Jovem, 1553

Este duplo retrato suntuoso de Jean de Dintevill e Georges de Selve enfatiza sua riqueza e conhecimento do mundo. A prateleira superior e a prateleira inferior contêm objetos que representam a estrela celeste e a esfera terrestre, respectivamente. Também na prateleira de baixo tem um alaúde com uma corda quebrada, um símbolo comum de lutas. Dadas as particularidades da pintura, é pensado para fazer referência especificamente do rompimento de Henry VIII e a Igreja.
 
Os embaixadores
Fonte da imagem: Wikimedia Commons
A característica mais evidente da pintura é uma imagem distorcida em primeiro plano, que rompe radicalmente com o realismo impressionante da pintura. A gota alongada é revelada para ser um crânio, mas somente quando a pintura é vista de um certo ângulo aparece uma técnica conhecida como anamorfose. A caveira é um símbolo comum, inequívoca da morte e da mortalidade, o crânio pode ser visto quando o restante da imagem é obscurecida.

2. O 'secretar' de Bonnie Prince, 1700

No caso de "Os Embaixadores", a anamorfose foi empregada como um floreio artístico dentro de uma pintura de outra forma convencional. Mas a técnica pode ser utilizada para obscurecer a imagem inteira. Como é o caso deste retrato 'secretar' de Charles Edward, pretendente ao trono Jacobita Inglês. 

secretar
Fonte da imagem: West Highland Museum
Depois de uma derrota empolgante na batalha de Culloden, Charles foi eliminado de forma eficaz e foi considerado traidor. Aqueles que ainda leais a Charles, no entanto, poderiam levantar a taça em sua homenagem com esta bandeja. Quando um vidro reflexivo foi colocado no meio, o borrão sem sentido iria revelar um retrato de Bonnie Prince Charlie.

3. 'Olho grito Domingo', Aakash Nihalani

A arte de rua é cada vez mais reconhecida e respeitada, e Aakash encontrou um nicho inexplorado com o uso de fita neon para criar formas geométricas ousadas que desafiam o senso do espectador da perspectiva.

Olho grito Domingo
Fonte da imagem: Eye Scream Sunday
As ilusões criadas são relativamente simples, da mesma forma que você pode desenhar um cubo que parece tridimensional, mas o seu trabalho aproveita a paisagem da cidade e, em sua série, até mesmo moradores da cidade.

4. 'Escapando crítica', Pere Borrell del Caso, 1874

Sotto Di e quadratura são excelentes exemplo de I'oeil (engana o olho). uma técnica que utiliza a perspectiva forçada e hiper-realismo para descrever objetos que aparecem de forma convincente tridimensional.

Escapando crítica
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/
Esta pintura de um menino aparentemente saindo do quadro é apenas um dos muitos exemplos da época.

5. 'Bâtiment', Leandro Erlich, 2012

Está instalação de arte no coração de Paris fez parecer que os peões acrobáticos foram pendurados na fachada de um prédio de quatro andares.

Bâtiment
Fonte da imagem: wherecoolthingshappen.com
Erlich criou este efeito pintando um edifício exterior, com janelas em três dimensões, no chão e, em seguida, refletindo a imagem em um espelho gigante na vertical em tamanho natural.

Fonte (s) : Mental Floss