5 fatos curiosos sobre o beijo

Fatos curiosos sobre o beijo
Fonte da imagem: ListVerse

Todo mundo já beijou, beija, ou pretende beijar algum dia. Todos nós já sonhamos algum dia com esse momento mágico, em que finalmente nossos lábios se "encontrará" com a/o de nossa/nosso amada/amado. No entanto há muito mais para se saber sobre o beijo do que você imagina. Confira:

5. A origem da palavra


A palavra "beijo" vem da palavra Cyssan do Inglês Antigo, que tecnicamente significa "beijar. Ninguém sabe o que certamente significa Cyssan, mas acredita-se que ela representa o som do beijo.
 
A origem da palavra beijo
Fonte da imagem: ListVerse

Os romanos tinham várias palavra para vários tipos diferentes de beijos. Beijar a mão ou o rosto era conhecido como Basium, com a boca fechada o beijo era conhecido como Oscolum, e um beijo apaixonado era conhecido como Saviolum.


4. Beijar trás muitos benefícios para a saúde


Vários estudos têm mostrado que o beijo, além de ser extremamente agrádavel, traz muitos benefícios para você. Enquanto a maioria de nossas bactérias são idênticas ao de todo mundo, apenas 20% vária entre cada indivíduo. Isso significa que cada beijo, na verdade, ajuda a impulsionar o sistema imunológico.

Beijar trás muitos benefícios para a saúde
Fonte da imagem: ListVerse

Além disso, o beijo também pode ajudar a manter os dentes limpos. A saliva adicional que é produzida quando você beija lava e tira as bactérias perigosas, mantendo os molares brancos e brilhantes. Beijar também pode baixar a pressão arterial.

3. Países em que, beijar da cadeia


Que tal morar em um país onde não se pode encostar seus lábios no da pessoa amada? Em 2014 ainda existe, em alguns países leis que proíbem carinho ou algum contato labial em público. No México, por exemplo, o Professor Universitário Manuel Berumen foi preso por beijar a sua mulher em público. Em alguns países, porém, as punições são bem mais severas. Em 2010, um homem Saudita foi preso por abraçar e beijar a sua mulher, ele foi considerado culpado e condenado a três séries de 30 chibatadas cada, e mais 4 meses de prisão.

Alguns países que não se pode beijar
Fonte da imagem: ListVerse

Se você for viajar para o exterior é melhor procurar o Departamento de Estado, para saber se é ou não proibido beijar. Ou procurar a embaixada do seu país caso precise de uma "ajudinha", por quê não seria nada agradável levar 90 chibatadas nas suas férias!


2. Medo de beijar


Todo mundo fica com medo, na hora do primeiro beijo. Afinal, muitas coisas vem na sua cabeça na hora H, será que meu/minha parceiro/parceira vai gostar? E se ele/ela não gostar? Para a maioria de nós, o nervosismo do primeiro beijo desaparece com o passar do tempo.
 
Medo de beijar
Fonte da imagem: ListVerse

Para outros, no entanto, esse medo é muito mais grave, e recebe até nome Philemaphobia. Como a maioria das fobias, não é provável que desapareça com o tempo. As pessoas podem desenvolver essa doença por diversas razões, como, o contato labial a bordo. 

1. Relaxamento


Beijar faz com que nosso corpo produza substâncias capazes de nos deixar relaxados, como a ocitocina, que é natural e tem propriedades calmantes que aumentam o nível de endorfina em nosso corpo. Isso sem falar nos níveis de dopamina, que também podem ser elevados e nos ajudar a criar as sensações de que queremos ter um vínculo com a pessoa a quem estamos beijando. 

Fonte (s) : ListVerse